sábado, 4 de dezembro de 2010

A Linhagem de Jesus


Rute 4.1-17
“Também seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça” (v.12)

Entende-se por “linhagem”, a genealogia ou relação de parentesco com antepassados. Os judeus davam muita importância à pureza da linhagem de uma pessoa. Se um judeu tivesse a menor mistura de sangue estrangeiro, perdia o direito de ser considerado judeu e membro do povo escolhido.
A linhagem ou genealogia que o livro de Rute apresenta, embora suscinta, tem o objetivo de revelar-nos algo da origem humana de Jesus, o Cristo, que havia de atrair todos a si, incluindo os desprezados moabitas. Assim, no dizer de certo comentarista, “o livro de Rute é um João 3.16 do Antigo Testamento”.
As genealogias bíblicas, em especial a de Mateus, provam que Deus cumpriu a promessa feita a Abraão de, através dele, abençoar todas as famílias da terra. Começando com Abraão, o pai dos fiéis, as gerações foram se sucedendo, até o nascimento de Jesus em Belém.
Esta é, sem dúvida, a grande lição que podemos extrair da meditação de hoje: o nosso Deus não falha e jamais falhará em relação a cada um de nós. Se confiarmos totalmente em suas promessas contidas na Bíblia, podemos ter a certeza do cumprimento delas em nossas vidas, enquanto peregrinamos nesta terra. Vale a pena confiar no Senhor.

Manancial


Nenhum comentário:

Postar um comentário